fbpx

O que é ESG e qual a sua importância?

Publicado em 23 . 03 . 2021

Muitos profissionais podem não saber o que é ESG, mas certamente já conhecem os três conceitos que norteiam essa prática. A sigla inglesa refere-se a meio ambiente, desenvolvimento social e governança – temas que estão no topo das preocupações de empresas e profissionais. 

Engana-se quem pensa que o desenvolvimento e execução de projetos e edificações pode ignorar os impactos na natureza e na comunidade em que estão inseridos. É imprescindível que todas as corporações integrantes deste ecossistema coloquem tópicos como sustentabilidade e economia em seu planejamento.

Afinal, trata-se de uma necessidade estratégica. Prédios sustentáveis com certificação LEED, a mais usada do mundo, conseguem reduzir em média 40% o consumo de água, 30% o de energia elétrica, 35% a emissão de dióxido de carbono e 65% a geração de resíduos, além de se preocupar com uma série de questões sociais também.

Nesse sentido, compreender o que é ESG e quais áreas aborda permite traçar o melhor planejamento para cada tipo de projeto. Com ele, é possível criar indicadores que realmente mensuram o impacto que a sustentabilidade, seja ela em relação aos recursos naturais ou às boas práticas sociais, tem na edificação.

A pandemia da covid-19 apenas reforçou a importância do setor em construir ambientes que valorizam qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Isoladas, com trabalho remoto e diversão por canais digitais, as pessoas perceberam como o local em que moram pode impactar em seu conforto.

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE PRÉDIOS VERDES? ACESSE NOSSO LINKEDIN, FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

A importância do ESG na construção civil

Poucos setores impactam tanto a natureza e a vida em comunidade quanto a construção civil. Estimativas indicam que a área consome entre 50% e 75% de todos os recursos naturais disponíveis no planeta. Estudo do Chartered Institute of Building, por sua vez, afirma que os ambientes construídos correspondem, sozinhos, a 30% da emissão de gases do efeito estufa.

A questão é que, nos últimos anos, houve um aumento considerável na preocupação com a governança ambiental e social. Mais do que fazer obras, é preciso garantir que elas estejam adequadas à realidade socioeconômica da região. Dessa forma, identificar o que é ESG tornou-se prioritário entre os profissionais.

Esse conceito proporciona os indicadores corretos para avaliar se um determinado projeto atende, ou não, tais requisitos. Não apenas em criar um prédio realmente sustentável, mas que também seja atrativo para potenciais investidores e o público consumidor.

O que é ESG: ponto a ponto

Para compreender como o ESG pode impactar o desenvolvimento de projetos e edificações na construção civil, é necessário decifrar como os seus três pilares podem nortear o trabalho. Confira:

Meio ambiente

Sendo o ambiente construído o principal “consumidor” dos recursos naturais no planeta, é fundamental criar técnicas capazes de reduzir esse gasto. As principais, evidentemente, giram em torno da eficiência hídrica e elétrica, com sistemas inteligentes para economizar água e eletricidade durante e após a construção.

Desenvolvimento social

Quem se pergunta o que é ESG, precisa ter em mente que a edificação possui um objetivo social, seja ela de moradia, ocupação profissional ou bem-estar público. Entretanto, além dessa condição, os prédios também fazem parte do meio onde estão inseridos.

Isto é, eles integram uma determinada comunidade. Assim, precisam trazer benefícios e vantagens à sociedade, como integração com o sistema de transporte e adequação às peculiaridades do local. 

Governança

Para alcançar os dois tópicos anteriores, o projeto precisa respeitar e seguir as normas, regras e boas práticas do setor e da localidade em questão. A governança deve abranger todos os pontos, desde o planejamento até a manutenção dos prédios, e seguir o que é determinado pelas certificações que regem o setor.

+ SAIBA MAIS SOBRE AS NOVIDADES EM NOSSA SEÇÃO DE CONTEÚDOS

Prepare-se para esse novo mundo

Agora que você já sabe o que é ESG e qual a importância dele na construção civil, é hora de se preparar para os novos desafios. A busca por sustentabilidade é um caminho sem volta e uma necessidade diante da seriedade que o tema possui na sociedade. Assim, é preciso estar antenado às principais tendências.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.