fbpx

O que são as certificações ambientais e qual a sua importância?

Publicado em 22 . 09 . 2020

• O que são as certificações ambientais
• A certificação ambiental no Brasil
• Uma Floresta de Green Buildings
• Como participar


O aquecimento global não é mais assunto do futuro, já é presente, e a preocupação com sustentabilidade torna-se prioritária. O Brasil, por exemplo, está sofrendo com queimadas em seus principais ecossistemas, desmatamento, poluição da água e do ar, entre outros. Dessa forma, é imprescindível buscar soluções para reverter esse quadro, como as certificações ambientais em construções.

Para se ter uma ideia, no início deste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que 2016 foi o ano mais quente na média global e 2019 foi o segundo mais quente desde 1850, quando as medições tiveram início. E isso só tende a piorar ano após ano.

A boa notícia é que existem iniciativas que visam combater este cenário pessimista. As construções sustentáveis são grandes exemplos neste sentido. O estudo HEALTHfx, feito por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, aponta que os prédios verdes geraram US$ 6 bilhões em benefícios combinados para a saúde e o clima ao longo de 16 anos.

Para ser sustentável, uma construção precisa ser reconhecida como tal, por meio de certificações. Assim como é feito com o rótulo dos alimentos que estão nas prateleiras do mercado, onde é possível checar os ingredientes e compostos, estes documentos deixam claro quais são as especificidades dos prédios comerciais, lojas de varejo, escolas, shopping, restaurantes e casas no quesito ecológico.

As certificações ambientais no Brasil

Atualmente existem diversas ferramentas para medir o desempenho ambiental de uma edificação. Dentre as principais estão o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), GBC Casa, GBC Condomínio, GBC Zero Energy além do selo Procel PBE Edifica e do Selo Casa Azul da Caixa.

A certificação ambiental atesta que as construções são saudáveis para o meio ambiente e a melhor forma de fazer com que isso seja uma realidade é utilizar um planejamento com critérios sustentáveis para os edifícios, uma vez que eles são os grandes consumidores dos recursos naturais.

Quem acredita que estamos para trás nesse quesito, se engana. O Brasil é o quinto país com mais edificações buscando a certificação LEED, atrás apenas dos Estados Unidos, Canadá, China e Índia. A mesma ferramenta é usada em 143 países, o que permite a comparação do desempenho em consumo de energia, água ou qualidade do ar com um prédio nos Emirados Árabes, por exemplo. Inclusive, foi desenvolvida uma plataforma online chamada Arc para facilitar esta comparação de desempenho, considerando cada item da certificação, sua tipologia e localidade. O Brasil é o segundo país com maior número de projetos nesta plataforma.

Todo este trabalho começou em 1993 com o USGBC (United States Green Building Council) e segue sempre se mantendo atualizado e baseado em consenso alinhado ao mercado. A certificação LEED evolui a cada fase com a intenção de reduzir o impacto ambiental. Em 2007, chegou ao Brasil junto com a criação do Green Building Council Brasil.

Se você compreendeu que precisamos aplicar ferramentas de gestão eficientes orientadas para a Sustentabilidade nas nossas construções, junte-se a nós para construir uma Economia Verde e melhorar a qualidade de vida da comunidade visando o equilíbrio sustentável.

Uma floresta de Green Buildings

Com o intuito de transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade, o Green Building Council é focado no desenvolvimento e na promoção de diferentes sistemas de certificação ambiental.

Utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de “prédios verdes”, a organização também atua na capacitação contínua, engajamento profissional e iniciativas socioculturais.

Se a sua empresa tem interesse em se engajar neste mercado, pode obter uma certificação ambiental para sua sede, apoiar a causa tornando-se Membro do GBC Brasil ou capacitar seus profissionais para criar e planejar edifícios com essas características. Se preferir, seja você o líder capacitando-se e fazendo parte deste movimento global e faça parte do “Clube de benefícios” do GBC Brasil. Se, de alguma forma, você já faz parte do movimento ou gostaria de fazer, conta para a gente o que acha!

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.