fbpx

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12: Consumo e Produção Responsáveis

Publicado em 06 . 03 . 2020

Saiba como os green buildings contribuem para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 – Consumo e Produção Responsáveis

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 promove a produção e o consumo responsáveis ​​e sustentáveis ​​de bens e serviços.

À medida que a população global cresce e os padrões de vida melhoram, o consumo de material aumenta a uma taxa impressionante em todo o mundo. Se as tendências atuais de produção e consumo continuarem, estima-se que serão necessários recursos de três planetas terra para sustentar o estilo de vida atual, se a população mundial atingir 9,6 bilhões em 2050. Assim, o ODS 12 estabelece metas para incentivar a redução do impacto no ciclo de vida dos bens e serviços que usamos.

O GBC Brasil apoia as metas do ODS 12, promovendo a produção e o consumo responsáveis ​​de materiais. O sistema de certificação LEED alavanca a adoção de práticas sustentáveis ​​ao longo do ciclo de vida de um edifício, da construção às operações, reforma ou demolição.

No entanto, se focássemos apenas a sustentabilidade nas construções e operações, uma grande parte do quebra-cabeça do carbono seria deixada de fora: o carbono incorporado associado à produção e transporte dos materiais usados ​​para construir o edifício. Mesmo que um edifício seja 30% mais eficiente do que a média em termos de energia, operacionalmente, ainda pode levar entre 10 e 80 anos para que essa eficiência energética compense as emissões geradas pelo carbono incorporado no edifício.

Com a porcentagem da população mundial vivendo em áreas urbanas projetada para aumentar de 55% para 68% até 2050, é importante que os novos edifícios construídos nesta expansão urbana sejam construídos com foco na redução do carbono incorporado. O LEED v4.1, a versão mais recente do sistema de certificação, inclui uma categoria atualizada de Materiais e Recursos, com um foco na avaliação do ciclo de vida.

Exemplos de outros sistemas de certificação que apoiam o ODS 12 incluem o sistema TRUE (Total Resource Use and Efficiency), que define liderança em consumo e descarte responsável de materiais, e o Sustainable SITES, que promove o desenvolvimento sustentável de terrenos abertos.

Para saber mais sobre como estamos trabalhando para apoiar o ODS 12 faça o download do briefing.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.