fbpx

Pessoas saudáveis em lugares saudáveis resultam em uma economia saudável

Publicado em 11 . 08 . 2020

O impacto da pandemia global da COVID-19 será sentido nos próximos anos – na economia, nas pessoas e no nosso modo de vida. No entanto, através de tudo isso, descobrimos maneiras de nos unir, reforçar nossos laços e fortalecer as conexões que nos tornam exclusivamente humanos. Enquanto cidades em todo o mundo trabalham para achatar a curva e retornar a algum senso de normalidade, precisamos enfrentar uma nova realidade: o mundo para o qual retornamos pode não se parecer com o que deixamos para trás.

Cinquenta por cento da população do mundo já vive abaixo da linha da pobreza, e o FMI estima que entre 2020 e 2021 a perda acumulada do PIB global pela pandemia possa chegar a US $ 9 trilhões – maior do que as economias do Japão e da Alemanha juntas.

Não é segredo que os mais vulneráveis entre nós sentirão os impactos mais graves. Teremos repercussões extraordinárias na saúde mental, física e financeira em quase todas as partes da sociedade.

Em suma, o que está se desenrolando nos desafiará de maneiras novas e antes impensáveis. Para permanecermos resilientes – tanto nos negócios quanto na vida – todos os setores e indivíduos terão que se adaptem a um ritmo que jamais imaginamos ser possível.

Mas o que temos pela frente também é a responsabilidade de projetar um futuro mais resiliente. É uma chance de nos reunirmos sob a bandeira comum da humanidade e defendermos uma melhor qualidade de vida para milhões de pessoas em todo o mundo.

O USGBC e seus membros já são líderes na construção sustentável. Acreditamos que pessoas saudáveis em locais saudáveis são a maneira mais rápida de construir uma economia saudável. E a pandemia global apenas tornou nossas crenças muito mais fortes e nossa missão muito mais vital. Não precisamos escolher entre saúde pública e economia saudável. O futuro exigirá que ambos prosperem. É por isso que, no futuro, priorizaremos nossos esforços para criar a confiança das pessoas de que seus espaços são saudáveis e têm um impacto positivo não apenas sobre eles, mas também sobre a economia em geral.

Em outras palavras, nossa segunda geração no USGBC se concentrará em uma visão reimaginada:

Pessoas saudáveis em lugares saudáveis resultam em uma economia saudável.

Este é um momento único de nossas vidas, e também uma chance única de cumprirmos essa visão, fazendo as perguntas certas e descobrindo as soluções mais equitativas, inclusivas e inovadoras:

Como construiremos um futuro mais saudável e sustentável para as gerações atuais e futuras honrarem as vidas perdidas? Como vamos reconstruir nossa economia e substituir perdas de empregos sem precedentes em todo o mundo? Como iremos permanecer resilientes a ameaças futuras à nossa saúde global, como as mudanças climáticas? E como podemos garantir a confiança das pessoas em se sentirem seguras e saudáveis nos espaços em que vivem, trabalham, aprendem e se divertem?

É por isso que o USGBC está delineando uma série de ações e prioridades que apoiarão o esforço de recuperação global e alavancarão o poder de nossa comunidade para moldar um futuro mais saudável para todos.

 

Respondendo agora: Nossa nova visão

Nos próximos meses enfrentaremos muitas decisões importantes sobre como mudar nossas práticas para lidar com esta crise atual, mas não há tempo a perder.

É por isso que o USGBC está tomando algumas medidas imediatas:

  1. Atualizações para o LEED v4.1: Faremos uma série de atualizações para o LEED v4.1 que estará disponível ainda este ano em apoio à nossa visão.
  2. Novos créditos piloto LEED: Em casos de emergência, faremos a liberação imediata de créditos piloto LEED para apoiar o distanciamento social, limpeza não tóxica de superfícies, qualidade do ar e monitoramento de infecções.
  3. Call for ideas: o USGBC lançará uma chamada de ideias para ouvir as perspectivas do mercado em geral sobre como o LEED pode evoluir para responder à nova realidade que estamos enfrentando.
  4. Conselho Consultivo do CEO: Criaremos conselhos consultivos regionais do CEO para aconselhar e apoiar o CEO do USGBC sobre como toda a organização e seus programas podem se adaptar e seguir em frente.
  5. Acelerar a equidade no USGBC: Na Greenbuild Atlanta em 2019, anunciamos nossa intenção de lançar o programa USGBC Equity. Iremos acelerar a implementação deste programa para ajudar os stakeholders a lidarem com as disparidades sociais, de saúde e econômicas em suas comunidades.
  6. Processo de revisão adaptado: O GBCI irá alterar seu processo de revisão LEED imediatamente para incorporar as lições aprendidas nos últimos dois meses da COVID-19. Ao fazer isso, podemos fornecer suporte inequívoco a todos os projetos e garantir que aqueles que estão atualmente em certificação LEED possam fazer uma transição dinâmica e tornar seus espaços mais saudáveis.
  7. Relatórios de orientação: O USGBC irá publicar uma série de relatórios que oferecem orientação específica sobre as melhores práticas para ajudar as equipes de projeto a ajudar seus ocupantes à medida que reocupam seus espaços.

Introduziremos essa nova visão do USGBC durante os Town Halls e iremos oferecer oportunidades adicionais para que nossa comunidade global compartilhe suas ideias. Queremos ouvir um do outro e compartilhar as melhores práticas para transformar espaços novos e existentes para que sejam mais saudáveis e tenham um impacto mais positivo nas pessoas e na economia.

LEED On: Um caminho progressivo para um mundo pós-pandemia

Diferente de qualquer outro momento da história desta organização, essa crise exigirá re-imaginar completamente os espaços em que vivemos, aprendemos, trabalhamos e nos divertimos. Estamos comprometidos em fazer exatamente isso – e em comunicar os impactos que os edifícios têm na saúde humana.

O LEED Positivo nunca foi tão importante. Continuar trabalhando em direção a um futuro regenerativo nos permitirá ampliar nossos benefícios ambientais, econômicos e de saúde. Ajudando a todos a entender o papel que um edifício com certificação LEED pode ter na criação de espaços que curam e regeneram, podemos ajudar a reconstruir a confiança do público, estimular a economia e, finalmente, trazer um padrão de vida mais saudável para todos.

Para garantir esse objetivo essencial, estamos descrevendo ações importantes:

  1. Lançar Grupos de Trabalho Regionais LEED v4.1: Estabeleceremos grupos nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Norte da Ásia, Sudeste Asiático, Oriente Médio e América Latina para fornecer recomendações ao Comitê Diretor do LEED e aos Grupos Consultivos Técnicos.
  2. Use o Certificado de Experiência Humana: Utilizaremos o certificado de desempenho de Experiência Humana do Arc para fornecer um relatório ou certificado de reentrada no local de trabalho ou de espaço saudável para monitorar e melhorar a satisfação, conforto e confiança dos ocupantes. Os relatórios e certificados de arc são um passo para obter uma verificação e certificação de terceiros do GBCI.
  3. Invista em Materiais Melhores: Continuaremos aprimorando a plataforma Better Materials, juntamente com nossos parceiros, para selecionar e destacar produtos que melhoram sua saúde, bem-estar e confiança.
  4. Foco na advocacia: Intensificaremos nosso trabalho com os governos federal, estaduais e municipais para advogar políticas, orientações e incentivos em apoio à nossa nova visão.
  5. Pesquisa: Conduziremos projetos de pesquisa focados e publicaremos uma série de relatórios para ajudar nossa comunidade a entender melhor as tendências e oportunidades mais amplas para avançar em nossa nova visão. Iniciaremos um estudo de ROI do LEED para demonstrar o retorno do investimento e o impacto.
  6. Greenbuild: Reuniremos nossa comunidade para comemorar todo o seu progresso e apoio a essa nova visão.

Por mais de 25 anos, trabalhamos juntos para transformar o USGBC, GBCI e LEED nas entidades extraordinárias que são hoje. Passamos a maior parte de nossos dias falando sobre a necessidade de nossa sociedade ser mais resiliente, saudável e equitativa. E agora, quando entramos na segunda geração do USGBC e, à medida que a COVID-19 continua a mudar nosso modo de vida, temos a oportunidade de ajudar uns aos outros compartilhando nossas melhores práticas e comportamentos resilientes com comunidades vulneráveis ao redor do mundo. Podemos confiar uns nos outros e nessas fundações para nos ajudar a re-calibrar e se recuperar dessa crise.

Para poder iniciar efetivamente essa recuperação precisamos refinar as estratégias do LEED para comunicar claramente os benefícios econômicos, à saúde e ao meio-ambiente, aos seus ocupantes e à comunidade à qual ele pertence.

Pessoas saudáveis em lugares saudáveis resultam em uma economia saudável.

Esta é a nossa nova visão oportuna, relevante e necessária. Esperamos que você se junte a nós para torná-la realidade.

_

Mahesh Ramanujam

Presidente & CEO, USGBC, GBCI & Arc

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.