fbpx

Poder de escolha do consumidor de Energia Elétrica

Publicado em 16 . 01 . 2019

Fernando Giachini Lopes | Instituto Totum

 

Resumo da Palestra 

 

Uma maneira de os consumidores escolherem a eletricidade que consomem é comprar energia rastreada. Uma maneira de adquirir a quantidade de energia limpa equivalente ao consumo é por meio de Certificados de Energia Renovável (REC). Cada certificado é equivalente a 1 MWh de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis. Os RECs são usados para rastrear energia renovável desde o ponto de geração até o consumidor final. O sistema RECs no Brasil iniciou suas operações em 2013 com o Programa Brasileiro de Certificação de Energias Renováveis, promovido pela ABRAGEL (Associação de Energia
Limpa) e ABEEOLICA (Associação de Energia Eólica), respectivamente, com o apoio e a participação da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, com gestão de o Instituto Totum. O programa, 100% voluntário e autorregulado, visa aumentar o valor percebido do consumidor na aquisição de fontes renováveis com baixo impacto socioambiental.

Em 2016, o Sistema Global de Rastreamento da Norma IREC, uma fundação holandesa que define métodos de emissão e rastreamento de CERs internacionalmente, foi incorporado ao Programa. O mercado de CERs no país já havia movimentado cerca de 1.600.000 MWh de transações até agora, um volume muito modesto para o tamanho da economia brasileira.
Para se ter uma ideia, o mercado europeu movimentou cerca de 700.000.000 MWh em 2018. Não há requisitos legais para geração e consumo de energia renovável, portanto, a demanda é voluntária. A demanda atual do mercado vem de “edifícios verdes” que possuem a certificação LEED. Outro lado da demanda é de empresas nacionais e multinacionais com operações no Brasil que reportam indicadores socioambientais em plataformas padronizadas ou que se comprometem com metas de sustentabilidade, como o GHG Protocol ou CDP. A palestra explicará como os RECs funcionam e as etapas para gerar e comercializar CERs. Além disso, o discurso explorará possibilidades sobre uso de RECs em edifícios Net Zero.

GARANTA SUA VAGA

 

 

 

O que procura?

Seja um membro