fbpx

Projeto LEED Platinum no Paraná: AR3000

Publicado em 24 . 08 . 2018


O edifício AR3000 – Cabral Corporate & Offices, localizado em Curitiba é referência em sustentabilidade.
O edifício obteve a certificação LEED Platinum, a maior classificação existente para o selo verde, na qual o grande protagonista desta conquista é a fachada envidraçada com vidro de proteção solar Cool Lite KNT, fabricado pela Cebrace.
A aplicação do produto gerou a redução da entrada de raios UV e bloqueou 76% da entrada de calor, colaborando para o resultado final de uma economia de 38% no consumo de energia. Vale ressaltar que os vidros foram utilizados na versão insulada, que são lâminas duplas intercaladas por uma cavidade preenchida com ar ou gás, com o objetivo de obter melhor desempenho termoacústico, potencializando ainda mais o bloqueio do calor e a eficiência energética.
De acordo com Bruno Martinez, engenheiro da Petinelli, empresa responsável pela consultoria especializada em construções sustentáveis, o vidro foi escolhido para a fachada do AR3000 devido a sua performance no bloqueio da radiação solar.
“A escolha do vidro é fundamental para garantir conforto para os seus ocupantes. Assim como a temperatura do ar, o bloqueio da radiação solar é um dos fatores mais importantes para isso. Por mais eficiente e bem projetado que o sistema de ar-condicionado possa ser, este não garante o conforto se a pele de vidro for mal projetada”, afirmou o engenheiro.
Além disso, com os benefícios da aplicação do vidro no AR3000, a redução no consumo de ar-condicionado chegou em 26%. Essa porcentagem representa uma economia total de R$671 mil por ano na conta de energia do empreendimento. Para o cliente, seria uma redução de R$3 mil na conta de energia anual.

Esse resultado foi alcançado porque os vidros de proteção solar utilizados permitem a entrada de luz no ambiente, ao mesmo tempo bloqueando 76% do calor e quase 100% dos raios UV. Com mais luz e menos calor, o aproveitamento da luminosidade natural é maior assim como o conforto. Com a versão insulada do vidro foi possível obter melhor desempenho termoacústico. “No AR3000, a câmara entre as lâminas de vidro foi preenchida com gás argônio. Este elemento otimiza ainda mais o desempenho » do produto por ter baixa condutividade térmica, potencializando o bloqueio do calor, e resultando em maior eficiência energética”, afirma Martinez.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.