fbpx

Propostas para a insercao de EE nos empreendimentos do PMCMV

Publicado em 16 . 01 . 2019

Isabela Issa | Mitsidi Projetos

 

Resumo da Palestra 

 

A terceira fase do PMCMV, iniciada em 2015, apresenta evoluções nas exigências mínimas para as unidades habitacionais (UH) relacionadas a conforto ambiental, adoção de estratégias de EE e de sistemas de ER. Contudo, ainda há grande potencial para melhoria da sustentabilidade e dos padrões de EE nos empreendimentos do programa.
Neste contexto, o projeto de cooperação técnica intitulado “Eficiência Energética no Desenvolvimento Urbano Sustentável, Foco: Habitação Social” (EEDUS), desenvolvido pela GIZ em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério de
Desenvolvimento Regional (MDR), tem como objetivo aprimorar as condições para o aumento da eficiência energética em programas federais de construção de habitação social no Brasil, com enfoque na Faixa 1 do PMCMV. Diversos estudos estão sendo realizados no âmbito do projeto EEDUS para embasar seu desenvolvimento, dentre eles estudos de evolução normativa, levantamento da demanda por capacitações, construção de metodologia para o desenvolvimento de uma mapa de tipologias do programa, e a construção de uma linha de base de emissões do PMCMV.
O objetivo desta sessão é assim apresentar os principais resultados obtidos ao longo da realização destes estudos, que incluem o mapeamento dos atores envolvidos na produção habitacional nacional, a compreensão em profundidade dos fluxos de informações e processos do PMCMV, identificando gargalos relacionados a inserção da eficiência energética nos  empreendimentos. A partir deste conhecimento adquirido, propõe-se a apresentação dos caminhos que vem sendo estudados pelo projeto EEDUS para que as condições de conforto e desempenho das habitações de interesse social sejam aprimoradas.

 

GARANTA SUA VAGA

 

 

 

O que procura?

Seja um membro