fbpx

Quatro motivos para aderir ao ESG nas edificações

Publicado em 25 . 05 . 2021

Nos últimos anos, o “verde” vem ganhando espaço até mesmo nas selvas de pedra. A necessidade de preservar o meio ambiente, estar em conformidade com determinadas regras e aumentar a qualidade de vida das pessoas está cada vez mais em voga. Com isso, sobram motivos para aderirão ESG no setor de construção civil.

A expressão vem de environment, social e governance e refere-se a meio ambiente, desenvolvimento social e governança. A sigla está no radar de diversas áreas corporativas e ficou ainda mais evidente ao longo da pandemia de covid-19.

De forma resumida, trata-se de indicadores que buscam medir o impacto e a influência destas três áreas na operação de empresas. Hoje não basta ser apenas sustentável! Tem que ser mais ético, saudável e justo também. Por isso, as corporações precisam se adequar a estes conceitos.

Empresas de diversos setores estão no caminho de conscientização e mudança em prol do meio ambiente e das pessoas. Atualmente, segundo o Governance and Accountability Institute, mais de 80% das corporações que operam na bolsa de valores americana informam publicamente seu desempenho de ESG. No Brasil também há um crescimento de ativos nesse sentido, de acordo com dados da Bovespa. Mas quais benefícios uma construção tem ao seguir estas normas?

Confira quatro motivos para aderir ao ESG nas edificações

Como é possível observar, estes números atestam a proporção que esses conceitos estão tomando – e ainda tomarão – na sociedade e nas empresas de forma geral. Porém, há vários motivos para aderir ao ESG, em especial no setor de construção civil.

Materiais mais sustentáveis

Segundo algumas pesquisas, a construção de edificações consome 40% de todos os recursos naturais do planeta. Com isso, é importante descobrir e utilizar outros materiais que possam ser environment friendly. Já é possível encontrar projetos em que são utilizados aglomerados industriais de espécies de reflorestamento.

Além de promover esta prática que faz uso de espécies de árvores de crescimento rápido, o ganho ambiental é ainda maior por se tratarem de sequestradoras de carbono e por serem matérias-primas mais maleáveis e leves que concreto e aço, bastante comuns nesse setor.

Autorregulamentação

Diferente do que se pode pensar, a adequação ao ESG não faz parte de nenhuma regra estabelecida pelo poder público e não há uma obrigatoriedade legal para isso. Este é, na verdade, um sistema autorregulado em que fundos de investimentos, bolsas de valores e consultorias que produzem índices de ações decidem quem pode receber este título. A seleção é feita por meio dos relatórios que detalham o impacto da edificação na sustentabilidade, sociedade e governança corporativa.

Boa reputação é sinônimo de melhoria financeira

Por se tratar de uma autorregulamentação, a adequação traz diversos impactos positivos. Segundo um estudo realizado pela Ágora Investimentos, a adoção de uma agenda ESG pode trazer vantagens competitivas, maior lucratividade e valuation ao longo do tempo e, principalmente, a melhora em sua imagem perante os investidores, empresas e sociedade.

Em prol da sociedade

Cientes de que as pessoas que vivem na cidade precisam de mais qualidade de vida, em especial aquelas que vivem nas áreas periféricas, as construções devem buscar estratégias para proporcionar isso aos seus ocupantes. Pode ser por meio do aprimoramento na gestão de resíduos, na eficiência elétrica que pode reduzir custos e até mesmo na criação de empregos no setor.

Como fazer parte deste movimento?

Agora que você já sabe os motivos para aderir ao ESG, é imprescindível entender que isso é um processo. Para atender aos requisitos, as empresas devem identificar quais pontos já estão estabelecidos e quais precisam desenvolver. As certificações que atestam a eficiência de prédios sustentáveis podem contribuir nisso.

O GBC Brasil conta com certificações em que é possível reduzir em 40% o consumo de água, 30% o de energia elétrica, 35% a emissão de dióxido de carbono e 65% a geração de resíduos. Isso porque busca transformar a indústria da construção civil e toda a comunidade em direção à sustentabilidade por meio de certificações, cursos e conteúdos que qualificam todo o setor.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.