fbpx

Redução efetiva do consumo de Energia e Gás e melhoria do gerenciamento predial através de um projeto de modernização da Automação Predial

Publicado em 02 . 04 . 2018

O desejo de atender com máximo de conforto aos usuários e a otimização de custos de energia elétrica e gás com o ar condicionado foram os motivadores deste projeto para os administradores do Condomínio Torres Empresariais do Ibirapuera, empreendimento comercial que abriga duas torres com 56 conjuntos comerciais cada, área total de 50 mil m², localizado no bairro de Moema na capital paulista.

Na busca por soluções, os administradores realizaram uma parceria com a empresa que já prestava serviços de manutenção e operação remota de utilidades, a E-Vertical, membro do GBC Brasil. Em conjunto, o síndico profissional e empresa parceira, desenvolveram um projeto completo, começando pela identificação dos pontos de melhoria, passando pelas sugestões de soluções e apresentação da modernização e cenários.

Desta forma, foi implementada a modernização do sistema de ar-condicionado com a troca de alguns componentes obsoletos e upgrade dos sistemas. A solução de Automação Predial escolhida foi uma linha de ultima geração da Honeywell, membro do GBC Brasil. Através desta solução implantada, novos recursos foram disponibilizados na operação remota de utilidades, que gerencia a iluminação, o ar condicionado, os geradores, a água potável, a ventilação, entre outros. A E-vertical opera remotamente estes recursos 24 horas por sete dias da semana e, com este projeto, foi possível gerar maior eficiência operacional.

A conclusão do projeto foi em abril de 2017 e, já no mês seguinte à implantação, se observou uma economia de aproximadamente 30% no valor total das despesas dos insumos, representados nas redução efetiva de cerca de R$ 30 mil reais/mês (distribuídos em cerca de 17 mil KW  na conta de Energia Elétrica e de 17 mil m³ no consumo de gás natural por mês).

Com isso, o payback simples do projeto foi alcançado em um período menor que um ano, além de todos os benefícios intangíveis representados na maior produtividade e conforto dos usuários.

As melhorias operacionais também contribuíram para reforçar a certificação internacional LEED EB O&M (Operação e Manutenção para Prédios Existentes), de Nível Silver do empreendimento. A certificação foi concedida pelo USGBC (United States Green Building Council) que audita e certifica o desempenho em sustentabilidade e, a fim de alcançar o desempenho necessário, soluções e tecnologias sustentáveis são adotadas na operação e manutenção de um empreendimento existente. Desta forma, são minimizados os impactos causados no meio ambiente durante toda a vida útil da edificação.

Matéria escrita pela Honeywell
 

Achou a matéria interessante?

Imagine uma semana repleta de palestras e artigos online (e 100% gratuitos)! Inscreva-se agora para o GreenbuildingWeek de 10 a 13 de abril e saiba mais!

Inscreva-se!

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.