fbpx

Saiba como a Coca-Cola reduziu em 31% o consumo de energia e economizou um milhão de litros de água.

Publicado em 16 . 10 . 2014

 

Fábrica de Concentrados da Coca-Cola em Manaus conquista a Certificação LEED

 
cocacolca
– A fábrica da Recofarma, na Zona Franca de Manaus, é a primeira do segmento industrial no Brasil a conquistar a certificação para edifícios existentes, com foco em eficiência operacional e manutenção;

– LEED  é considerada a principal certificação de construção sustentável do mundo;

– Empresa foi capaz de reduzir em 31% o consumo de energia e economizar um milhão de litros de água.

A Recofarma, fábrica de concentrados da Coca-Cola instalada na Zona Franca de Manaus, é a primeira do segmento industrial no Brasil a obter a certificação de sustentabilidade LEED® (Liderança em Energia e Design Ambiental) para edifícios já existentes, com foco na eficiência operacional e manutenção. A certificação LEED, considerada a principal no mundo para construções sustentáveis, tem como um dos objetivos incentivar a reforma das edificações, adaptando-as de acordo com critérios socioambientais que garantam qualidade de vida e redução do impacto ambiental.

Para a emissão do LEED são levados em conta todos os processos da construção, com o objetivo de cumprir os critérios exigidos pelo Green Building Council (GBC), responsável pelo selo. A certificação da fábrica de concentrados foi conquistada após três anos de adequações, com a finalidade de reduzir o impacto no meio ambiente e no aumento na qualidade do ambiente interno. Para obter o feito, a Recofarma analisou medidas já adotadas por fábricas do Sistema Coca-Cola na França e em Porto Rico. Com isso, em pouco tempo a empresa foi capaz de reduzir em 31% o consumo de energia e em um milhão de litros o consumo de água.

De acordo com o Diretor de Operações das Fábricas de Concentrado da América Latina, Jorio Veiga, esse reconhecimento destaca não apenas a Recofarma no cenário nacional, como também todo o Polo Industrial em Manaus. “A certificação LEED atesta o nosso compromisso de tornar as operações da Recofarma cada vez mais sustentáveis. Somos conscientes de que nossas decisões e comportamentos diários fazem a diferença nas comunidades nas quais vivemos e operamos”, afirma.

Diretor do Green Building Council Brasil, Felipe Faria, ressalta a importância da certificação da Recofarma para o movimento de construção sustentável: “Por meio do seu case prático, a Recofarma ensina como conciliar bem estar com retorno econômico. O Green Building Council Brasil espera que outras lideranças sigam seu exemplo e exalta a capacidade dos profissionais envolvidos no projeto”.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.