fbpx

Sede Administrativa da Piracanjuba conquista Certificação LEED Platinum

Publicado em 07 . 02 . 2020

Há algumas décadas o setor industrial atua na otimização de processos para redução de consumo de recursos materiais e energéticos, visando aumentar a rentabilidade do negócio.  Ainda que houvesse algum benefício ambiental nesse processo, até pouco tempo atrás, o enfoque foi meramente financeiro.  Os conceitos de sustentabilidade, neutralização de impactos e economia circular amplamente discutidos hoje, ainda estão em processo de implantação em diversos setores e, como de costume, há sempre empresas e instituições propulsoras para acelerar o engajamento nos temas emergentes (e urgentes!).

O USGBC, com o lançamento da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na década de 90, foi uma das organizações que potencializou o movimento em prol da redução dos impactos ambientais. Mesmo que destinado à construção civil, o LEED abraçou o setor industrial. Atualmente, são mais de 3800 edifícios industriais ou destinados à administração de indústrias registrados, dos quais mais de 1600 já estão certificados.

A Piracanjuba, indústria brasileira com 64 anos no mercado, também tem trabalhado fortemente a responsabilidade socioambiental. Com a necessidade de ampliar sua área administrativa, a empresa iniciou em 2016 o projeto de sua Nova Sede que acaba de conquistar a certificação LEED, na categoria Platinum.  Trata-se de um dos dez prédios sustentáveis melhor avaliados do mundo, na categoria LEED New Construction, com a maior pontuação da América Latina.  Ao todo, são 8 mil metros quadrados de área construída, projetados com conceitos de ecoeficiência, arquitetura moderna, infraestrutura e tecnologia de ponta.

A certificação avalia tecnologias e soluções sustentáveis adotadas durante a construção do empreendimento, com o objetivo de reduzir os impactos causados ao meio ambiente durante a vida útil da edificação. Também garante um acompanhamento consistente do prédio, embasada em políticas e processos de manutenção de equipamentos, na gestão de água, energia, resíduos e demais serviços, como paisagismo e limpeza.

“Queríamos mais que o selo Platinum; queríamos alcançar a excelência nas entregas e o máximo de pontos possíveis. Foram três anos, desde a concepção do projeto até a entrega do empreendimento, com o objetivo de proporcionar as melhores condições de trabalho para os colaboradores. Os resultados desejados visavam maximizar a eficiência operacional e minimizar os impactos ambientais”, afirma o Superintendente da Piracanjuba, Marcos Helou.

O empreendimento contou com consultoria do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações (www.cte.com.br), que participou de todas as fases do projeto. “A equipe CTE se integrou ao nosso time, formando um único grupo, extremamente engajado na obtenção da certificação e na busca das melhores soluções. Com muita determinação, atingimos nosso grande objetivo: a certificação LEED Platinum, com 97 pontos, o que muito nos orgulha”, reforça Marcos.

 

Prédio sustentável

No prédio verde da Piracanjuba, 24% do consumo energético é atendido por placas fotovoltaicas (energia solar) e toda a instalação elétrica e de ar condicionado busca a eficiência energética. Com isso, a construção economiza 50% de energia em relação a edifícios similares, e já possui o Selo PROCEL Nível A em Eficiência Energética, que também contou com a consultoria do CTE.

Em relação a água, tem-se uma economia de 47% por meio da adoção de sistema de reuso de água pluvial, instalação de bacias sanitárias, aproveitamento da água da chuva e metais sanitários eficientes.

A fachada com vidros de alta performance, que permitem conservação da temperatura interna e iluminação natural, proporcionam redução do consumo de energia. Já a iluminação e ar condicionado, com sistemas inteligentes de automação, permitem maior conforto dos usuários, além da redução do custo operacional.

O empreendimento também superou o índice de uso de madeira certificada, com selo FSC (Forest Stewardiship Council), atingindo 59% do total empregado no edifício. Outro ponto importante a destacar é que houve reciclagem de mais de 94% dos resíduos gerados na construção.

“A estratégia sustentável vai além da edificação, já que estimula os colaboradores a pensarem no meio ambiente e nas suas ações em prol da sustentabilidade. Um exemplo disso são as vagas exclusivas para veículos econômicos e para aqueles que formam grupos de caronas. Um bicicletário, com 32 vagas e o vestiário com chuveiros, também funciona como convite para os colaboradores que optam por usar a bicicleta para os deslocamentos.  A todo momento, pensamos na redução dos impactos econômicos, sociais e ambientais”, finaliza Marcos Helou.

As informações sobre a construção verde estão reunidas em um hotsite exclusivo, que, além do histórico das ações e condutas sustentáveis, também oferece dicas de sustentabilidade para as pessoas que desejam adotá-las na construção ou reforma da casa.

Acesse https://leed.piracanjuba.com.br/ e confira.

 

Sobre a Piracanjuba

No mercado há 64 anos e na posição de 9ª marca mais escolhida nos lares de todo o país, a Piracanjuba preza pela qualidade, tradição, inovação e, sobretudo, por oferecer produtos que encantam os consumidores. A história apresenta marcos importantes, com lançamentos de produtos nutritivos e inovadores, como é o caso da Linha Zero Lactose para pessoas com intolerância à lactose e do Piracanjuba Whey, com 23g de proteínas e 5g de BCAA. Tudo isso para atender os desejos e necessidades dos consumidores, que não abre mão de sabor e praticidade.

 

Sobre o Laticínios Bela Vista

O Laticínios Bela Vista possui um portfólio com mais de 160 produtos, distribuídos nas marcas Piracanjuba, Pirakids, LeitBom, ChocoBom e MeuBom. É parceiro da Nestlé, para comercialização dos leites UHT Ninho e Molico, e da Blue Diamond (maior produtora de amêndoas do mundo), para a produção das bebidas Almond Breeze, que podem ser encontrados em todas as regiões do Brasil.

A empresa reúne sete Unidades Fabris, localizadas em Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ) e Carazinho (RS). Juntas, as fábricas têm capacidade de processar mais de 6 milhões de litros de leite por dia, mobilizando quase 3,2 mil colaboradores diretos.

A companhia é uma das quatro maiores indústrias de laticínios do Brasil e tem recebido importantes premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais relacionados à marca Piracanjuba, aos produtos e à gestão, fundamentada em ideologia consistente e valores autêntico, como ética, valorização das pessoas e responsabilidade socioambiental.

 

Serviço:

Os produtos Piracanjuba podem ser encontrados nas principais redes supermercadistas/atacadistas do país e ainda, nos melhores sites de vendas on-line.

http://www.piracanjuba.com.br/ / 0800 722 1718

O que procura?

Seja um membro