fbpx

Semana do Clima 2019 | Salvador

Publicado em 20 . 08 . 2019

Green Building Council Brasil participa da Semana do Clima em Salvador

A organização falará sobre a importância dos profissionais e empresas do setor da construção sustentável do Brasil que promovem desenvolvimento econômico com preservação dos recursos naturais.

No próximo dia 21 de agosto, Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil, será um dos conferencistas da Semana do Clima da América Latina e Caribe (Climate Week), iniciativa da Organização das Nações Unidas para discutir com líderes governamentais, entidades de classe e empresários sobre a questão das mudanças climáticas e seu impacto no mundo. O evento será realizado na Arena Fonte Nova, na cidade de Salvador, de 19 a 23 de agosto.

O executivo discursará sobre o movimento das construções verdes no Brasil e o quanto este setor contribui para os diversos objetivos de desenvolvimento sustentável definido pelas Nações Unidas. O país se destaca em matéria de experiência e maturidade e alguns segmentos da indústria da construção civil e há potencial de crescer exponencialmente desde que superada as incertezas acerca políticas públicas de incentivo e disseminação do conhecimento a todos envolvidos na cadeia da construção. Faria dividirá espaço com autoridades de governos e organizações de países como Argentina, Brasil, Peru, Trinidad & Tobago, Belize, Chile, entre outros.

De acordo com Faria, a atuação do GBC Brasil na Semana do Clima será fundamental por estar conectado e anteceder as discussões da Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP 25), em dezembro, Santiago, no Chile. “Conseguimos, ao longo dos anos, evidenciar o retorno econômico a todos envolvidos no movimento ‘green building’, e ao demostrar os ganhos eliminamos barreiras a investimentos que contribuem com resiliência, produção de energia renovável, espaços mais saudáveis e inclusivos, gestão de resíduos, elevação do nível técnico da construção, capacitação…”, afirma o executivo.

Outro ponto de destaque que será levado para discussão na Climate Week, são as conquistas do Brasil desde a realização do COP Paris, em 2015. Na oportunidade, o país aceitou o desafio da Organização das Nações Unidas (ONU) de estimular a construção de edificações autossuficientes em energia elétrica. A partir daí, a entidade criou a certificação GBC Zero Energy, destinado aos empreendimentos que são responsáveis por gerar 100% de sua energia. “Além de empreendimentos do varejo, prédios comerciais, centro de distribuição, residências e plantas industriais, começaremos a implementar este conceito em escolas públicas. Até o final do ano anunciaremos a viabilização técnica e financeira de centenas de escolas públicas municipais que buscarão a certificação GBC Zero Energy nos Estados de Santa Catarina e Paraná”, explica Faria.

O GBC Brasil evidenciará que o movimento das construções sustentáveis, sempre que exauridas as oportunidades de planejamento e excelência técnica, apresenta tantos benefícios, que pode servir como convergência de ambientalista conservadores e desenvolvimentistas liderais.

 

Sobre as semanas climáticas pelo mundo

A Semana do Clima é realizada todos os anos em países da África, América-Latina, Caribe e Ásia/Pacífico. São plataformas colaborativas estratégicas para órgãos governamentais e não-governamentais a abordarem, de forma ampla, as questões climáticas por meio da reunião de ideias de líderes de todo o mundo.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial: regionalclimateweeks.org

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.