fbpx

Tecnologias minimizam impactos ambientais ao combater desperdício de energia

Publicado em 01 . 06 . 2015

Líder global no fornecimento de tecnologias que atendem à crescente demanda da cadeia produtiva de alimentos, eficiência energética, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna, a Danfoss, Membro do GBC Brasil, desenvolve tecnologias que permitem fazer mais com menos.
Um dos focos da multinacional são as soluções que reduzem o consumo de energia elétrica em sistemas de ar-condicionado para edifícios comerciais. Confira alguns cases de sucesso:
Leroy Merlin
A loja de Niterói (RJ) da Leroy Merlin, uma das maiores redes de construção e decoração do mundo, tem um sistema de climatização que poupa 30% do consumo de energia. O empreendimento instalou um equipamento com conversores de frequência e gás ecológico R410A – 10 Roofs Tops de 30 TRs cada – desenvolvido a partir de componentes Danfoss. Os materiais utilizados foram visores de líquido, válvula de expansão, válvulas de esfera, filtro e os compressores de velocidade variável VSH , que potencializam a economia de energia e aumentam o controle da temperatura desejada. Além de eficiência energética, a solução permite precisão e maior eficiência no controle de temperatura, instalação simples e fácil manutenção.
Shopping Ponta Negra
Como o sistema de climatização é responsável pelo consumo de 40% a 50% do total de energia em um shopping center, o Shopping Ponta Negra, em Manaus, investiu num sistema com maior eficiência e menor custo. O sistema de ar condicionado do empreendimento é de expansão indireta com central de água gelada, composto por unidades resfriadoras de líquido e centrífugas com condensação a água que trabalham em série. Na Central de Água Gelada (CAG) do Shopping Ponta Negra foram empregadas válvulas de balanceamento independentes de pressão, soft starters e conversores de frequência com automação integrada da Danfoss.
Com os componentes da Danfoss, a expectativa de economia no consumo de energia no sistema de ar condicionado do empreendimento é de até 15%. As válvulas de controle independentes de pressão AB-QM da Danfoss foram escolhidas para este projeto pois fazem o balanceamento da água gelada de forma automática e dinâmica. Além disso, a automação fica mais fácil com a integração dos conversores de frequência, eliminando assim a necessidade de componentes de controle auxiliares.
A válvula de controle independente de pressão AB-QM controla a vazão de modo que seja fornecida a quantidade ideal de água gelada para as unidades terminais, garantindo assim a temperatura ideal para conforto das pessoas nos ambientes, além da otimização no sistema de bombeamento, reduzindo a quantidade consumida de energia e de água no sistema.
Os conversores de frequência da Danfoss são responsáveis por controlar a velocidade e o torque dos motores elétricos, além de possuírem funções dedicadas às aplicações com fancoil e bombas de água gelada, proporcionando controle preciso e garantindo até 98% de eficiência energética no sistema. Essa solução substitui os sistemas de partida que desperdiçam energia elétrica e, assim sendo, não são tão eficientes. Por sua vez, os soft starters controlam a rampa de partida e de parada dos motores, proporcionando toda proteção necessária, reduzindo assim os picos de corrente e garantindo a confiabilidade do sistema.
Arena das Dunas
A Danfoss está presente na Arena das Dunas, estádio multiuso localizado em Natal, no Rio Grande do Norte. As válvulas de controle independente de pressão AB-QM e os Atuadores foram adotados, pois garantem o balanceamento automático e controle de temperatura preciso. As válvulas foram instaladas em fan coils e fancoletes para o sistema de ar condicionado do estádio que recebeu quatro partidas da Copa do Mundo de 2014. O objetivo principal da adoção dos componentes da Danfoss é assegurar o conforto térmico nas dependências do estádio, além de otimizar o sistema de ar condicionado, garantindo assim economias em instalação e no consumo de energia.
As válvulas têm o objetivo de balancear dinamicamente o sistema de água gelada para, assim, garantir o perfeito controle de temperatura dos ambientes. Com elas é possível aperfeiçoar o sistema de bombeamento, proporcionando economia de energia em todo o sistema de ar condicionado, desde o bombeamento até a economia nos atuadores.
Shopping RioMar de Recife
O Shopping RioMar de Recife investiu em um moderno sistema de climatização e obteve economia de 35% no consumo de energia quando comparado a sistemas convencionais. Mais de 140 conversores de frequência da Danfoss foram instalados no sistema de climatização do shopping para controlar o fornecimento de energia da central de água gelada (CAG), da torre de resfriamento, bombas de água gelada, fan-coil e dos exaustores.
O sistema de ar-condicionado é inteligente a tal ponto que é capaz de detectar automaticamente a necessidade de manter a temperatura ou esfriar, sem interferência humana. Uma vez que precise esfriar, ele envia mais água gelada para o sistema, assim como aumenta o volume de ar lançado no shopping. Esse projeto foi dotado para que funcionasse com vazão variável de água e de ar. Dentro desse sistema, é extremamente necessário o uso de conversores de frequência – justamente o equipamento fornecido pela Danfoss.
O benefício é, exatamente, fazer com que o sistema trabalhe de acordo com a programação, economizando energia. Essa solução contribuiu para a redução do consumo geral de energia, estimado em 35%. O percentual alcançado está, inclusive, dentro do estabelecido por programas de acompanhamento para certificações ambientais.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.