fbpx

Tendências mundiais da construção sustentável em 2021: Redução do carbono incorporado

Publicado em 01 . 02 . 2022

O rastreamento do carbono incorporado está crescendo na indústria da construção sustentável.

A Dodge Data and Analytics lançou o World Green Building Trends Report 2021, do qual o GBC Brasil é um parceiro colaborador. Além de projetar o crescimento da construção sustentável nos próximos anos, o relatório constatou que a redução do carbono incorporado está se tornando uma das principais prioridades da indústria. – o que inclui emissões de fabricação, transporte, instalação, manutenção e descarte de materiais de construção. A indústria da construção sustentável está começando a se concentrar mais nessa questão. No relatório de 2021, os entrevistados identificaram o carbono incorporado como uma de suas principais prioridades para os próximos cinco anos.

O relatório mostrou que há um entendimento amplo sobre o assunto, com 82% dos entrevistados cientes do conceito de carbono incorporado e 34% monitorando-o ativamente em seus projetos. Dos entrevistados que estão rastreando, 22% disseram que estão ativamente buscando reduzi-lo e 12% ainda não estão trabalhando para reduzi-lo.

No entanto, 36% dos entrevistados disseram que não rastreiam o carbono incorporado de forma alguma. O relatório também descobriu que o conhecimento desse problema varia de acordo com a indústria, e arquitetos e engenheiros geralmente estão mais familiarizados com a importância do carbono incorporado do que empreiteiros e proprietários.

 

Existem alguns desafios para reduzir o carbono incorporado. O principal problema que os entrevistados identificaram foi não ter informações suficientes sobre como reduzi-lo. Outros fatores foram as limitações na escolha dos materiais de construção, custo ou que a redução do carbono incorporado não é exigida pelos sistemas de certificação de edifícios verdes. Embora esses sejam alguns obstáculos para a redução do carbono incorporado, apenas 10% dos entrevistados disseram que a remoção do carbono incorporado era uma meta inatingível.

O carbono incorporado está emergindo rapidamente como uma questão importante para os profissionais da construção sustentável. Embora ainda existam alguns desafios, a indústria de construção sustentável parece estar priorizando formas de reduzir o carbono incorporado em seus projetos.

 

 

_
por Emily Chun, via USGBC

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.