fbpx

Tudo que você precisa saber sobre os créditos de materiais do LEED v4:4.1

Publicado em 16 . 01 . 2019

Adriana Hansen | CTE

Resumo da Palestra 

 

A transparência é o novo verde. Essa é a atual máxima para a certificação LEED v4 quanto aos créditos de materiais. Mais do que requisitos de performance ambiental, a certificação hoje promove o autoconhecimento do fabricante com relação aos seus processos de manufatura, aquisição de matérias-primas e composição dos produtos. Juntamente com esse processo de reflexão e análise, a certificação estabelece a necessidade de divulgação dos atributos técnicos e sustentáveis para o consumidor, sem juízo de valor sobre o seu desempenho.
É nesse sentido que se dão as maiores mudanças da certificação LEED v3 para a LEED v4/v4.1, mantendo a tendência para o LEED v5. Novos temas como Avaliação de Ciclo de Vida, Declarações Ambientais de Produto, Health Product Declarations, práticas responsáveis sobre a extração de matérias-primas, além de certificações como Cradle to Cradle e Rain Forest Alliance, compõem o referencial vigente da certificação.
Esse conteúdo, que ainda passa longe das faculdades de engenharia e arquitetura, geram diversas dúvidas para o mercado, como:
– O que realmente tenho que avaliar?
– Onde posso encontrar produtos com esses diferenciais?
– Qual a diferença de uma Declaração Ambiental de Produto e uma auto-declaração de conteúdo regional e reciclado?
– Qual a melhor forma de contatar o fabricante para solicitar esses estudos/informações?
– Como garantir que o material encaminhado pelo fabricante contém a informação que preciso para a certificação?

É com o objetivo de esclarecer essas dúvidas que essa sessão educacional foi criada. Durante 60 minutos iremos apresentar os principais conceitos da certificação, indicando alguns locais onde é possível encontrar informações sobre os produtos e dicas para que se tenha certeza que a documentação recebida é válida para o atendimento dos créditos de materiais do seu projeto.

GARANTA SUA VAGA

 

 

 

O que procura?

Seja um membro