U.S. Green Building Council Lança Novo e Mais Abrangente Sistema de Certificação LEED para Edifícios Sustentáveis

Publicado em 29 . 04 . 2025

O LEED v5 apresenta novas ferramentas para ajudar os melhores edifícios do mundo a alcançarem ainda mais impacto na saúde humana, resiliência e comunidades globais

Ontem, 28 de abril de 2025, o U.S. Green Building Council (USGBC) lançou o LEED v5, a mais recente versão de seu principal programa de certificação verde LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O LEED v5 se baseia nos 25 anos de legado e impacto global do LEED, atualizando e fortalecendo o padrão de sustentabilidade mais amplamente reconhecido e influente para a indústria da construção, ao mesmo tempo que fornece ferramentas amigáveis para que proprietários de edifícios e equipes busquem a certificação por meio de atualizações tecnológicas aprimoradas.

“Desde seu lançamento público há 25 anos, o LEED impactou profundamente milhões de pessoas em cidades e comunidades ao redor do mundo,” disse Peter Templeton, presidente e CEO do USGBC. “O LEED v5 eleva o padrão, definindo e evoluindo ainda mais as melhores práticas e oferecendo às partes interessadas do setor da construção caminhos claros para enfrentar os desafios atuais relacionados à saúde, ao clima e às comunidades.”

Enfrentando os Desafios Urgentes de Hoje

A nova versão do padrão LEED foi desenvolvida com a contribuição de milhares de profissionais de construção sustentável para responder aos desafios mais prementes da atualidade e às oportunidades significativas na interseção entre sustentabilidade e edificações. O LEED v5 foca em áreas de impacto que abordam descarbonização, saúde humana e ecológica, e resiliência. A nova versão redefine o que significa ser um edifício de alto desempenho atualmente, ampliando o potencial de investimento.

A descarbonização representa metade de todos os pontos necessários para a certificação LEED v5, enfrentando as necessidades climáticas atuais. O novo sistema de pontuação oferece etapas claras e acionáveis para entregar edifícios ultra baixos em carbono, visando a redução de emissões em todas as fases do ciclo de vida do edifício, incluindo operações, carbono incorporado, refrigerantes e transporte. Todos os projetos LEED v5 realizarão uma projeção de carbono operacional e receberão ferramentas para elaborar uma estratégia abrangente de descarbonização a longo prazo, criando caminhos para a transformação sustentável.

Os créditos de qualidade de vida focam em estratégias centradas nas pessoas, que abordam a saúde e o bem-estar dos ocupantes e das comunidades onde os edifícios estão localizados. A demanda global por espaços mais saudáveis e verdes cresceu nos últimos anos, com os ocupantes exigindo mais transparência e responsabilidade em relação à sustentabilidade e à saúde no ambiente construído.

A resiliência é outro tema central no sistema de pontuação, abrangendo tanto sistemas humanos quanto naturais para fortalecer as comunidades. Todos os projetos LEED v5 realizarão avaliações de resiliência climática para aumentar a conscientização sobre riscos, promover transparência, reduzir vulnerabilidades e garantir segurança e sustentabilidade a longo prazo. Essas avaliações permitem que os projetos conservem e restaurarem ecossistemas, mitiguem riscos e minimizem interrupções nos negócios, ao mesmo tempo em que protegem o valor dos ativos — contribuindo para a prosperidade econômica e segurança das comunidades. Após realizarem suas avaliações, os projetos LEED v5 terão à disposição uma variedade de estratégias que podem ser incorporadas em todas as etapas do ciclo de vida do edifício para reduzir riscos e aumentar a resiliência.

“Investidores, proprietários, ocupantes e formuladores de políticas estão exigindo edifícios de alto desempenho que reduzam emissões, mitiguem riscos climáticos, ofereçam espaços saudáveis e produtivos, impactem positivamente as comunidades e protejam os sistemas naturais,” disse Sarah Zaleski, diretora de produtos do USGBC. “O LEED v5 fornece as melhores práticas e a responsabilidade necessária para impulsionar o desempenho em todas essas dimensões, oferecendo benefícios tangíveis aos proprietários de edifícios e seus stakeholders.”

Um Investimento Sólido

Os ativos certificados pelo LEED demonstram impulsionar o retorno sobre investimento e maior potencial de ganhos futuros. Notavelmente, os edifícios LEED alcançam um preço médio de venda por metro quadrado 21,4% superior ao de edifícios não LEED; apresentam taxas de aluguel 11% mais altas em média; atraem opções de financiamento mais favoráveis e estáveis; e reduzem o consumo de água, energia e resíduos em mais de 20%. Esses ambientes também resultam em funcionários e ocupantes mais saudáveis e produtivos.

“Por mais de duas décadas, o LEED tem desempenhado um papel crucial na transformação do setor imobiliário em escala global, conectando sustentabilidade e valor comercial,” afirmou Anica Landreneau, principal e diretora de sustentabilidade da HOK. “Ele capacitou organizações a desenvolverem edifícios de alto desempenho que reduzem significativamente os impactos ambientais e oferecem espaços mais saudáveis e resilientes para os ocupantes, ao mesmo tempo em que apoiam o alcance de metas empresariais.”

Uma História de Sustentabilidade para Cada Projeto

O LEED é a certificação de liderança mais amplamente usada e reconhecida globalmente, que ajuda os proprietários de edifícios a articularem claramente seu compromisso e conquistas em sustentabilidade, verificados por meio de uma rigorosa certificação de terceiros. Todos os projetos certificados sob o LEED v5 receberão relatórios de impacto para comunicar suas estratégias e desempenho a stakeholders internos e externos. Além disso, a nova categoria de prioridades do projeto permite personalizar o LEED para atender às oportunidades únicas de cada região global e setor de mercado.

O LEED oferece a transparência e integridade necessárias para a certificação de um projeto, garantindo que as equipes cumpram com os planos e metas de design. O padrão promove uma responsabilidade adicional, vinculada a objetivos específicos do projeto, e dá aos proprietários os argumentos concretos para cumprir e comunicar esses resultados com orgulho.

“O LEED v5 representa um avanço ousado na transformação do ambiente construído,” disse Grace Kwok, estrategista-chefe de sustentabilidade da AEC Capital Limited. “Ele enfatiza a resiliência climática, reconhecendo a necessidade de adaptar nosso ambiente construído a um clima em transformação. Temos o privilégio de concluir o primeiro projeto LEED v5 na Ásia, com o ICC (International Commerce Centre), estabelecendo um novo marco e liderando a inovação e excelência em edifícios verdes.”

O LEED v5 foi desenvolvido com a ajuda e apoio do vasto ecossistema global de membros e voluntários do USGBC. Em 2024, o USGBC realizou dois períodos de consulta pública, recebendo mais de 7.000 comentários de usuários do LEED em todo o mundo, que ajudaram a moldar a versão final do sistema de pontuação. Os membros do USGBC ratificaram a nova versão no início deste ano, dando o aval final ao sistema.

O registro para o LEED v5 já está disponível para novos projetos de construção, interiores e edifícios comerciais existentes por meio da nossa plataforma.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.