fbpx

Você sabe quais são as tipologias da certificação LEED? Conheça aqui

Publicado em 18 . 02 . 2021

Uma das certificações mais conhecidas e utilizadas globalmente dentre os edifícios verdes, o Leadership in Energy and Environmental Design, é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países. Mas você conhece quais são as tipologias da certificação LEED?

No Brasil, atualmente, são cerca de 1.610 empreendimentos registrados, sendo 675 já certificados. Segundo o US Green Building Council (USGBC), o país ocupa o 4º lugar no ranking dos países e regiões fora dos Estados Unidos com o maior número de projetos que buscam esta certificação.

Com o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação, sempre com foco na sustentabilidade, este selo foi se aprimorando e se adequando para diversos tipos de edificações: Novas Construções e Grandes Reformas, Escritórios Comerciais e Lojas de Varejo, Empreendimentos Existentes e Bairros. Saiba mais sobre elas a seguir.

 

Quais são as tipologias da certificação LEED?

Independente da categoria, esta certificação funciona para todos os edifícios e pode ser aplicada a qualquer momento no empreendimento, porém sugerimos sempre que o edifício seja projetado considerando o LEED desde o início. Os projetos são analisados em 8 categorias, com práticas obrigatórias e recomendações que, à medida que são atendidas, garantem pontos à edificação.

No Brasil, a tipologia da certificação LEED mais utilizada é a BD+C (Building Design and Construction), voltada para Novas Construções e Grandes Reformas. Ela pode ser aplicada a quase todos os tipos de projeto, desde hospitais até fábricas, e prédios de escritórios, e possui adaptações específicas para diversos projetos.

Há também a tipologia ID+C (Interior Design and Construction), para espaços internos, e permite o desenvolvimento de ambientes mais saudáveis para o planeta e para as pessoas. Esta tipologia é muito utilizada em escritórios, lojas e restaurantes dentro de shoppings.

 

+ QUER VER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRÉDIOS VERDES? ACESSE NOSSA SEÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS

 

O LEED O+M (Operations and Maintenance) é totalmente voltado para Operação e Manutenção de empreendimentos. Ele oferece aos edifícios já existentes uma oportunidade de melhorar suas operações e pode ser aplicado a diversos locais tais como espaços varejistas, escolas, hospedagens, data centers, armazéns e centros de distribuição e demais tipologias construtivas.

Outra tipologia da certificação LEED é o ND (Neighborhood Development). Criado para Desenvolvimento de Bairros, este selo vai além dos prédios, uma vez que foi projetado para inspirar e ajudar a criar comunidades melhores, mais sustentáveis e bem conectadas. 

No Brasil existem 10 projetos de bairros buscando esta certificação nos estados de São Paulo (3), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (2), Brasília (1), Rio Grande do Sul (1), Rio Grande do Norte (1).

 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE PRÉDIOS VERDES? ACESSE NOSSO LINKEDIN, FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

 

Profissionais LEED

Existem profissionais acreditados com conhecimentos básicos e avançados do sistema de certificação LEED. Estes profissionais são chamados de Green Associate, que têm conhecimentos sobre as tipologias da certificação LEED, além de compreenderem questões mais amplas sobre as construções sustentáveis. Há também profissionais chamados de LEED AP, que são aqueles com maior conhecimento na ferramenta, que optam por se especializar em uma ou mais das tipologias da certificação, como LEED AP BD+C, LEED AP O+M, LEED AP ID+C ou LEED AP ND.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.