fbpx

Você sabe qual é a importância dos membros do GBC?

Publicado em 04 . 11 . 2020

Não é de hoje que soa um sinal de alerta para os impactos das ações humanas no meio ambiente. Ciente da importância das construções nesse cenário, surgiu o Green Buildings Council Brasil, uma ONG que fomenta a indústria da construção civil em prol da sustentabilidade, apoiada por membros do GBC, que são empresas que não só financiam, como fomentam o engajamento no segmento da construção sustentável.

Atualmente, são cerca de 650 membros de diversos setores como Construtoras, Incorporadoras, Bancos, entre outros, que criam ou retrofitam projetos de edificações para que se adequem às certificações do GBC. O objetivo é utilizar sua força de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building em um processo que contribua para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais.

Atitudes como essas são relevantes, uma vez que dados da Fundação Dom Cabral em 2013 já mostravam que o setor consumia 75% de todos os recursos naturais e 44% da energia produzida no Brasil. Esses números só reforçam a necessidade de práticas preventivas e o quanto a contribuição de empresas privadas engajadas em sustentabilidade podem ter consequências positivas.

Segundo o USGBC, as construções verdes reduzem em até 30% o consumo de energia, 50% o uso de água e 35% a emissão de gás carbônico. Sendo assim, fica claro que transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade é uma das saídas para garantir a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da atual e das futuras gerações.

 

Como fazer parte dos membros do GBC?

 

O processo de conscientização tem atingido diversas empresas que, cada vez mais, visam fazer parte deste movimento. Para isso, basta entrar no site do GBC Brasil e se inscrever na área de membros. Nesta página, a companhia pode conferir todos os benefícios que terá por fazer parte deste movimento, além de verificar o valor de sua contribuição anual.

Por serem a chave para a expansão do movimento de construções sustentáveis no país, os membros do GBC têm uma série de benefícios, como oportunidades de networking e ferramentas, para fomentar o mercado da construção civil.

Entre eles estão inteligência de mercado, parcerias de negócios, crescimento de mercado, demonstração de sua liderança, alinhamento com o Acordo de Paris, diretório de membros, descontos em todas as atividades e comitês técnicos. Dessa forma, a empresa e os seus profissionais se aprimoram neste ramo.

Além disso, o GBC Brasil também disponibiliza aos interessados diversos cursos presenciais, online e até in company focados em certificações, como consegui-las e como aplicá-las em seus projetos de construção.

 

Saiba mais sobre o assunto

Se você se interessou pelo movimento e quer conhecer quais empresas já fazem parte, acesse a nossa área de membros do GBC. Lá você pode conferir a lista de todas as organizações e também os maiores cases de construções sustentáveis.

Faça parte do movimento você também! Fale com o GBC e descubra todos os benefícios de se tornar membro!

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.