fbpx

Apoiar a saúde dos ocupantes significa priorizar a qualidade do ar interno

Publicado em 26 . 05 . 2020

O LEED incentiva estratégias de promoção da saúde.

Enquanto o mundo continua a luta contra a COVID-19, grande parte da população global permanece confinada em casa e empresas de atividades essenciais, em um esforço para seguir as diretrizes de distanciamento social. Para as equipes de projeto, isso reforça por que a qualidade ambiental interna deve ser uma prioridade para todos os edifícios e ambientes.

A Qualidade do Ambiente Interno, ou QAI, refere-se à qualidade do ambiente de um edifício em relação à saúde e bem-estar das pessoas no espaço. Iluminação, qualidade do ar, conforto térmico, acústica e materiais são alguns dos fatores que influenciam a QAI e, portanto, nossa saúde.

Proteger a saúde e o bem-estar tem sido um dos objetivos da certificação LEED e, no LEED v4.1, cerca de dois terços dos pontos se relacionam a esse objetivo. Além disso, a categoria de crédito de QAI ajuda equipes de projeto avaliarem o desempenho de um edifício para seus ocupantes.

Aqui estão algumas estratégias relacionadas à qualidade ambiental interna que todo proprietário, gerente, arquiteto e engenheiro de edifícios deve priorizar.

  • Processo integrativo de promoção da saúde: auxilia novas equipes a abordar de maneira mais abrangente a saúde desde o início de um projeto. Incentiva uma análise preliminar das inter-relações entre os sistemas de um edifício e exige que projetos contratem um parceiro da área da saúde para aconselhar sobre implicações das estratégias e do projeto.
  • Estratégias aprimoradas de qualidade do ar interno: o gerenciamento de espaços mecânica e naturalmente ventilados pode ajudar a melhorar a qualidade do ar interno nos edifícios. Estratégias aprimoradas podem ajudar equipes abordarem sistemas de entrada, na prevenção de contaminação cruzada interna, filtragem, prevenção de contaminação externa e muito mais.
  • Controle de contaminantes: para reduzir a exposição dos ocupantes a contaminantes transportados pelo ar, equipes podem tirar proveito de várias oportunidades de controle e remoção de fontes.
  • Plano de gerenciamento da qualidade do ar interno na construção: Para promover o bem-estar dos trabalhadores da construção e dos ocupantes, o LEED ajuda a formar equipes para minimizar os problemas de qualidade do ar interno associados à construção e reforma.
  • Avaliação do ar interior com base no desempenho em edifícios existentes: Ao realizar testes de benchmark e monitoramento contínuo da qualidade do ar interno, os edifícios existentes podem encontrar maneiras de reduzir os possíveis impactos adversos à saúde dos ocupantes decorrentes da exposição a compostos de ar interno.
  • Materiais de baixa emissão: Usando produtos que atendem aos critérios de baixa emissão descritos no crédito, equipes de projeto reduzem as concentrações de contaminantes químicos que podem prejudicar a qualidade do ar, a saúde humana, a produtividade e o meio ambiente.
  • Limpeza verde: o LEED ajuda as equipes de projeto a adotarem políticas que reduzem os níveis de contaminantes químicos, biológicos e particulados que podem comprometer a saúde, bem como o meio ambiente. Esses procedimentos eficazes de limpeza ajudam a lidar com a eficácia da custódia, sistemas de entrada e equipamentos de zeladoria.

_
por Larissa Oaks, especialista em Qualidade do Ambiente Interno do USGBC.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.