fbpx

O que é certificação ambiental?

Publicado em 08 . 12 . 2014

Nós estamos vivendo, agora em 2014, um dos anos mais quentes da História da Humanidade. Estamos passando por grande seca no Sudeste e tivemos enchentes na região Sul há alguns meses, as mudanças climáticas comprovam os fatos de como estamos tratando os nossos recursos naturais. E se você está lendo este texto, é porque se preocupa com a questão da Sustentabilidade.

Veja a importância da nossa atuação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de ¼ de todas as doenças e mortes que ocorrem no mundo pode ser atribuído aos fatores ambientais. Podemos considerar: água imprópria para consumo, saneamento e higiene deficientes, poluição do ar em espaços abertos e fechados, riscos ocupacionais, acidentes industriais, acidentes automobilísticos, más práticas de uso do solo e de má gestão dos recursos naturais.
Sou arquiteta de formação mas gosto muito da ciência da administração. Principalmente o Peter Drucker que fala em seus livros: Você não pode gerir, se não conseguir medir. Como fazermos para ter uma boa gestão em termos de Sustentabilidade? Precisamos aplicar ferramentas para medir. Não podemos ser bons gestores sem dados, indicadores e evidencias para nos basear e tomarmos as decisões necessárias.

 

No Brasil

Hoje no Brasil existem várias ferramentas para medir o desempenho ambiental de uma edificação segundo critérios estabelecidos, chamadas certificações ambientais. LEED, AQUA, BREEM, DGNB, GBC CASA&CONDOMÍNIO além do PBE Edifica da Procel e do Selo Casa Azul da Caixa. Eu gosto de comparar a certificação com as informações de calorias e gorduras nos alimentos. Hoje eu não como nenhum produto alimentício sem antes ler o conteúdo de quantas calorias possui, se tem gorduras trans, afinal quero me manter saudável. É exatamente isso que devemos fazer com as nossas construções: mantê-las saudáveis!

Fazer o planejamento considerando os critérios de sustentabilidade é a melhor maneira das construções serem saudáveis, já que os edifícios são grandes consumidores dos recursos naturais. Tenho participado desde o começo do grande crescimento da quantidade de certificações ambientais e vejo os resultados da ferramenta LEED. O Brasil é o 3º país com mais edificações registradas para obter a certificação LEED, atrás apenas dos USA e da China. A certificação LEED é uma ferramenta presente em muitos países (143) e permite que seu edifício tenha o desempenho em consumo de energia, água ou qualidade do ar comparado com um edifício nos Emirados Árabes, por exemplo.

 

O LEED

Todo este trabalho começou em 1993 com o USGBC – United States Green Building Council e segue sempre se mantendo atualizado e baseado em consenso alinhado ao mercado. A certificação LEED evolui a cada fase com a intenção de redução do impacto ambiental e a vigente atualmente é a versão 4. Curioso mas não é a quarta versão.

Existem várias modalidades para a ferramenta se adequar melhor a cada edificação a ser certificada. Nessa versão a certificação abrange tudo relativo a LEED BD+C, que corresponde as fases de projeto e construção do edifício. Assim a opção LEED BD+C: NC é a mais conhecida e se aplica para várias novas construções. LEED BD+C: CS é a sigla para Core and Shell, que seria o núcleo, áreas centrais, a envoltória e fachadas, que se aplicam para os edifícios comerciais com áreas a serem vendidas ou alugadas para vários outros proprietários, e que essas áreas não são incluídas no escopo da certificação. Na família LEED BD+C ainda existem as modalidades específicas para Escolas, Lojas, Hospitais e as mais novas: Data Centers, Centros de Distribuição e Hotéis.

Se você compreendeu que precisamos aplicar ferramentas de gestão eficientes orientadas para a Sustentabilidade nas nossas construções, vamos fazer parte deste movimento. Juntos vamos construir uma Economia Verde e melhorar a qualidade de vida da comunidade visando o equilíbrio sustentável. Hoje será um diferencial para sua vida, mas logo será essencial!

 

_
por Eleonora Zioni, Diretora Executiva da Asclépio Consultoria – empresa Membro do GBC Brasil.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.